O Maono PD200X chega como um irmão mais novo e mais modesto do PD400X, entregando boa captação e qualidade de áudio na faixa dos R$400.
Vem comigo que vamos ver se ele realmente vale o preço cobrado nele!
Review Microfone Maono PD200X

Maono PD200X
$79,99
Ou em reais:
~R$ 380,00
Pontos Positivos
- Excelente custo benefício
- Conexão XLR e USB-C
- Botão de mutar físico
- Design moderno e bonito
- Iluminação RGB chamativa, mas que pode ser desativada caso queira
- Software próprio
Pontos Negativos
- Poderia dar para alterar a cor do botão giratório também
- Software poderia ser utilizado para fazer gravações
Veredito Final: Um excelente microfone custo benefício
Entregando um design minimalista mas com um toque moderno e “gamer”, o microfone PD200X da Maono é uma ótima escolha se você está prezando por qualidade de áudio e quer um microfone versátil e durável para usar em suas streams e jogatinas.
O que vem na caixa?
Mantendo a mesma qualidade e preocupação em proporcionar uma boa experiência de unboxing para seus clientes, a caixa do PD200X vem com todos os componentes e acessórios bem seguros e organizados.
Internamente, encontramos o microfone, um cabo USB-C para USB-A, o manual e um adaptador para conectar o microfone no suporte.
Especificações Técnicas
Tipo | Dinâmico |
Perfil | Cardióide |
Qualidade de áudio | 24bits/48kHz |
Conectividade | USB-C e XLR |
Monitoramento | Através de cabo P2 sem latência |
Software próprio | Maono Link |
Compatibilidade | PC/notebook, Mac, dispositivos Android e consoles |
Mais detalhes | Ver especificações completas do Maono PD200X |
Design
O PD200X também é digno de elogios na sua aparência, pois além de ser muito bonito e ter uma clara inclinação para o público gamer que curte LEDs RGB, ele também consegue ser ligeiramente discreto.
O microfone vem inteiramente na cor preta com alguns poucos detalhes e acabamentos brilhantes.
De forma geral, ele realmente não chama muita a atenção, o que o torna ainda mais versátil, permitindo que ele seja utilizado em entrevistas e podcasts mais facilmente.
Construção
O microfone é quase inteiramente confeccionado em metal fosco, mas com alguns detalhes e encaixes em plástico.
Além de passar uma boa impressão de ser bem durável e robusto, o PD200X também tem é bem organizado com relação das suas portas e botões.
Suas entradas ficam todas localizadas na parte traseira, onde também temos um botão para ajuste da cor da iluminação e uma porta P2 para conectar um headset.
Além disso, o microfone tem um windscreen cap embutido (que pode ser removido também, caso queira) e já vem em um suporte para ser colocado em um
E seguindo o mesmo padrão de outros microfones da marca, temos um botão central 2 em 1 que permite ajustar tanto o ganho do microfone quanto o volume de saída do headphone.
Iluminação
Não me entenda mal, mas alguns microfones gamers são extremamente chamativos e fico feliz em dizer que esse não é o caso do PD200X.
Como a iluminação pode ser desligada, o microfone ganha uma cara mais sóbria e minimalista, sendo uma ótima opção para ser utilizado em podcasts e entrevistas mais sérias por exemplo.
Conectividade
A Maono é campeã em versatilidade se tratando das conexões dos seus produtos e o PD200X não é exceção nesse caso.
No microfone temos uma conexão XLR e uma USB-C, assim fica fácil de utiliza-lo em uma ampla variedade de dispositivos que são suportados.
Entre esses dispositivos gostaríamos de realçar alguns consoles como Xbox e Playstation’s, sendo uma ótima aquisição para jogar jogos on-lines, seja por hobbie ou ainda no cenário competitivo.
Desempenho
Em nossos testes, o PD200X entregou uma excelente captação de áudio, que bate de frente com seu irmão mais velho: o PD400X.
Gravei alguns conteúdos para o nosso Instagram (@recomenda360) e a qualidade de áudio mesmo com os arquivos crus (sem edição alguma) ficaram excelentes.
Abaixo você pode conferir um arquivo de áudio que fiz utilizando o microfone sem utilizar os ajustes e melhorias presentes no software, que apresentarei na seção adiante.
Software Maono Link
O software é um dos pontos mais interessantes e úteis dos dispositivos da Maono.
A cada atualização lançada, o software fica mais refinado e tem suporte a mais microfones lançados pela fabricante.
Lá dentro temos acesso a algumas configurações básicas e avançadas que vão desde alterar o tom da sua voz, conforme os áudios abaixo:
Temos 4 tons disponíveis, sendo o modo deep, original, natural e um extra chamado legacy.
Deep tone
Original tone
Natural
Pessoalmente, esse é o modo que mais gosto de usar nos vídeos que eu produzo.
Legacy
Modos de equalização avançados
Dentro do Maono Link temos uma aba de configurações avançadas e lá temos acesso a alguns filtros exclusivos, sendo eles: flat, high-pass, presence boost e high-pass + presence boost.
Veredito Final: Vale mesmo a pena?
Com certeza vale muito a pena!
O Maono PD200X é um excelente microfone e ele vem para bater de frente (e sair ganhando em vários aspectos) com grandes concorrentes no mercado como o Fifine K688.
Nessa faixa de preço, o microfone consegue entregar uma excelente qualidade de captação em um microfone compacto, discreto e versátil, se adequando bem a diferentes usuários.
E pra fechar com chave de ouro, se você ainda tem dúvidas, escuta só o áudio abaixo onde li esse parágrafo inteiro usando a minha configuração de equalização e tom favorita.