Por que optar por um dos melhores mouse ergonômicos? Certamente essa é uma das primeiras perguntas que você deve se fazer ao começar a ler este artigo.
A grande maioria das pessoas prefere muitas vezes focar toda sua atenção – e seu dinheiro – investindo em hardware top de linha para seus aparelhos.
Porém, se você é do tipo de pessoa que dá um destaque “a mais” para seus periféricos – em especial ao mouse – este é um bom artigo para você dar uma lida.
Nele responderemos a pergunta feita acima e lhes mostraremos nossas recomendações dos melhores mouses ergonômicos disponíveis no mercado.
Melhores Mouses Ergonômicos de 2025
Melhor Mouse Ergonômico para Produtividade
Logitech G502 X PLUS LIGHTSPEED
Mouse Gamer Confortável para Longas Jogatinas
Mouse Ergonômico Leve e Confortável
Melhor Mouse Vertical para Ajudar a Prevenir Tendinite e LER
Mouse com Trackball para Reduzir Movimento do Braço
Melhor Trackball Custo-Benefício para Home Office
Mouse Ergonômico Barato e Portátil
Mouse Ergonômico Vertical mais Acessível
Um Mouse Ergonômico é Realmente Necessário?
As melhores promoções, direto no seu WhatsApp. E o grupo é grátis.
Os mouses ergonômicos surgiram com a necessidade de tratar e prevenir problemas relacionados a lesões por esforço repetitivo (LER).
Mesmo não sendo considerado uma doença, e sim uma síndrome, é constituída de uma série de diversas doenças que afetam os músculos, nervos e tendões.
Os sintomas físicos dessa síndrome atingem os braços, cotovelos, pulsos, mãos, pescoço e até mesmo os ombros.
Estes sintomas se desenvolvem gradualmente e vão aumentando de um simples incômodo para dores constantes, cãibras e rigidez dos músculos.
- Além do mouse ergonômico, confira nossas recomendações dos melhores teclados ergonômicos
- Outra dica interessante que temos para você, são os melhores kits de teclado e mouse
- E ainda, veja quais são os melhores mouse gamer
O simples fato de uma síndrome dessas se desenvolver nos usuários, está levando muitas empresas a apostar e investir em equipamentos ergonomicos para seus funcionários, pois esses problemas afetam – e muito – a produtividade dos usuários.
Por mais que este pequeno trecho possa não ter te convencido de que os mouses ergonômicos são um bom investimento, existem diversas pesquisas na área que comprovam a eficácia dos mesmos, reduzindo a chance de ocorrerem estes problemas.
Caso queira se aprofundar ainda mais nessas pesquisas, confira alguns links úteis: pesquisa da UFSC, artigo do Techtudo e por último este artigo.
Guia de Compra: Mouse Ergonômico
A primeira coisa a se analisar se tratando dos mouses ergonômicos é o tipo de mouse que você está procurando. De maneira bem superficial, os mouses ergonômicos podem ser divididos em 3 categorias:
- Mouses voltados para Produtividade: Como o próprio nome já diz, são focados na produtividade do usuário, ou seja, focam em bom conforto mesmo durante longas horas prolongadas de uso contínuo.
- Mouses Gamers: Mouses deste tipo, são os que possuem a maior gama de customizações e recursos extras. Possuem boa performance e melhor tempo de resposta, assim como vários botões configuráveis, mas ainda assim, mantendo um bom foco na ergonomia.
- Mouses com foco total na Ergonomia: São esses os mouses mais “peculiares” – para não dizer “diferentões” – do mercado, possuindo eles as famosas Trackballs, ou os mouses verticais. São voltados para o público que realmente quer prevenir ou tratar síndromes como LER ou similares. Infelizmente são mais caros que os outros tipos, devido ao seu alto custo no desenvolvimento, por conta das várias pesquisas feitas na área.
Muitas das fabricantes de mouses ergonômicos atualmente estão tentando mesclar essas categorias cada vez mais, projetando mouses que, mesmo que foquem em uma das categorias mais em específico, acabam por trazer recursos das demais também.
Por exemplo, o Logitech MX Master 2S, que mesmo não sendo um mouse completamente ergonomico, acaba por apresentar boa ergonomia, mas também é um dos melhores mouses de produtividade disponíveis no mercado atualmente.
Essa mescla faz com que os produtos acabem atingindo e agradando uma quantidade cada vez maior de usuários, visto que existem diversos tipos de mouses com “um pouco de cada categoria”, atingindo um público bem mais amplo.

Em nossa lista, constam apenas alguns dos modelos disponíveis no mercado, portanto, mesmo que não tenha um modelo em nossa lista que te agrade, existem muitas outras opções, basta procurar.
O intuito deste artigo não é somente te mostrar os melhores mouses ergonômicos, mas também te ajudar a fazer a escolha certa na hora da compra, apresentando um pouco sobre o assunto e tentando te ajudar a como escolher um mouse ergonômico que te agrade e supra suas necessidades.
A seguir, vamos citar alguns pontos importantes a se analisar na hora de escolher seu mouse ergonomico e dar algumas dicas sobre os aspectos principais a serem levados em conta na hora da compra.
O Que Avaliar ao Comprar seu Mouse Ergonômico?
Para este artigo, vamos tentar ir direto ao ponto, mostrando quais são os aspectos principais dos mouses ergonômicos e falar um pouco sobre cada um deles.
Infelizmente não conseguiremos citar todos os aspectos e características dos mouses pois são muitos e variam muito de usuário para usuário, porém, caso ainda tenha alguma dúvida quanto a sua escolha, deixe um comentário abaixo ou envie-nos um email que ficaremos felizes em te ajudar.
Formato
Devido a ampla gama de mouses disponíveis no mercado, podemos encontrar os mais diversos formatos e tamanhos para os mouses em geral.
O ideal é buscar por um tamanho que literalmente se “encaixe na sua mão” da melhor forma possível, não sendo muito pequeno e nem muito grande.
É sem dúvida um dos aspectos mais importantes a serem analisados na hora da compra, pois formatos que não se adequem as suas mãos certamente serão desconfortáveis e farão o investimento não ter valido a pena, portanto, muito cuidado na hora da escolha.
Peso
O peso é outro item muito importante na hora da compra do seu mouse ergonômico, porém é um aspecto muito variável, visto que existem pessoas que preferem mouses mais pesados enquanto outras se adequam melhor com mouses mais leves.
Assim como dissemos anteriormente, as empresas realmente estão se adequando ao público e esse é um exemplo prático aonde as fabricantes estão buscando atingir um maior público com mouses que de certa forma são “adaptáveis”.
Adaptáveis no quesito de que, existem vários modelos de mouses atualmente que contam com pesos removíveis, podendo adicionar mais pesos, ou remover os mesmos, de forma que o usuário encontre o equilíbrio ideal para ele mesmo.
Mão Predominante
Inúmeras fabricantes de mouses atualmente já possuem modelos ambidestros, porém, neste ponto, os canhotos ficam um pouco de lado, já que a grande maioria – grande mesmo – dos mouses hoje em dia ainda contam apenas com modelos para destros.
Porém, não deixa de ser um tópico importante a ser citado, já que é de suma importância procurar o mouse que mais se adeque a você. De nada adianta ser canhoto e comprar um mouse para destros não é mesmo? Não cometa esse erro, pois além de prejudicar a sua produtividade, você ainda corre o risco de simplesmente não se acostumar com o mouse e com isso, ter feito um investimento em vão.
Recursos Extras
Neste tópico, seremos um pouco mais abrangentes e falaremos de maneira bem genérica sobre algumas funcionalidades e características encontradas nos mouses ergonômicos.
- Descanso de pulso: Projetado para proporcionar maior conforto ao utilizar o mouse, essa é uma área dedicada a posicionar seu polegar enquanto utiliza o mouse. Normalmente contam com botões de navegação na lateral, que, por estarem ao lado do seu polegar, acabam sendo de fácil acesso.
- Roda de Rolagem (scroll): Quanto a essa funcionalidade, o ideal é buscar por rodas de rolagem que apresentem boa construção, o que garante maior durabilidade da mesma e, além disso, ainda possua um bom tempo de resposta, além de claro, ser confortável e estar bem posicionada.
- Posicionamento dos Botões: Este é um dos tópicos mais importantes e que mais causam dores nos dedos e nos músculos das mãos. O mau posicionamento dos botões implica que você terá que “sair da sua zona de conforto” e movimentar – por vezes até esticar – os dedos para alcançar os botões, o que pode acarretar incomodo e desconforto após longas horas de uso.
- Customização dos DPIs: Este é um recurso bem útil e incluso na maioria dos mouses atualmente. Ele permite controlar a sensibilidade do seu mouse enquanto utiliza ele, podendo aumentar ou diminuir a mesma utilizando botões de fácil acesso.
As Famosas mas Não Tão conhecidas Trackballs
Ao ver nossas recomendações quanto aos melhores mouses ergonômicos, você certamente irá se deparar com vários modelos que fogem ao “uso tradicional” dos mouses e utilizam as – não tão famosas assim – trackballs.
O motivo da grande maioria dos mouses citados neste artigo fazerem uso delas é principalmente seus benefícios ergonômicos e mesmo levando um tempo para se adaptar a elas, não deixam de ser uma boa opção para aqueles usuários que buscam ergonomia extrema ou até mesmo para quem simplesmente busca uma nova maneira de utilizar os mouses.
Se tratando das trackballs, podemos dividi-las em dois tipos:
- Trackballs movidas com o Polegar: Estes modelos possuem a trackball localizada na lateral esqueda do mouse e – como o próprio nome já diz – é operada com o polegar, enquanto seus outros dedos ficam responsáveis por controlar os demais botões encontrados no mouse.
- Trackballs movidas com o Indicador: Contam com trackballs maiores localizadas normalmente na parte central do mouse, sendo controlada pelo dedo do meio e o indicador. Já os botões extras são controlados pelo polegar e pelo dedo mindinho (vulgo dedinho haha).
Agora que já explicamos os tipos de trackball, vamos falar um pouco sobre o funcionamento dela.
De maneira bem simples, para utilizar um mouse que possua uma trackball, você precisa manipular uma esfera que vem na lateral ou na parte frontal do mouse para movimentar o cursor pela tela.
Se quiser ver e entender um pouco mais como elas realmente funcionam, dê uma olhada neste vídeo.
Como Escolhemos os Melhores Mouses Ergonômicos?
Quanto ao nosso critério de avaliação e escolha dos modelos citados aqui neste artigo, primeiramente separamos alguns modelos iniciais baseando-se em reviews nacionais, internacionais e recomendações próprias.
A partir desses modelos, começamos a filtra-los, eliminando modelos com base em disponibilidade no mercado.
Após isso, analisamos uma série de fatores como: ergonomia, tamanho, conforto, recursos extras, posicionamento dos botões, classificações de usuários entre outros aspectos para assim, conseguirmos eleger os melhores mouses ergonômicos.
Ranking: Qual o Melhor Mouse Ergonômico?
Pensando em agradar e ajudar os vários perfis de usuários a escolher o produto certo para você, fizemos uma lista, com os melhores mouses ergonômicos disponíveis no mercado.
Além da tabela, você pode conferir a avaliação de cada um deles mais abaixo.
1. Logitech MX Master 3S
O mouse perfeito para máxima produtividade.
| Especificações | Detalhes |
|---|---|
| Formato e mão | Ergonômico para destros, corpo alto com apoio de polegar |
| Pegada e apoio | Palm/claw relaxada; apoio lateral amplo e base estável |
| Peso e dimensões | ~141 g; aprox. 51 × 84 mm (C × L) com altura para apoio completo |
| Conectividade | Bluetooth Low Energy ou receptor Logi Bolt; pareia até 3 dispositivos |
| Autonomia e recarga | Até ~70 dias por carga; USB-C; carga rápida rende horas de uso |
| Sensor e faixa de DPI | Óptico 200–8.000 DPI, rastreia em vidro, ajuste via software |
| Botões e personalização | Scroll MagSpeed, scroll lateral, botões de polegar e gestos; perfis por app no Logi Options+ |
| Ruído de clique | Clique silencioso com boa resposta tátil |
| Recursos Extras | Flow entre computadores, rolagem infinita, superfície-agnóstica, suporte Windows/macOS/Linux/ChromeOS/iPadOS/Android |
O MX Master 3S é um mouse ergonômico pensado para produtividade intensa.
O corpo alto apoia a palma e reduz a flexão do punho; a pegada fica natural, com o polegar bem acomodado no apoio lateral.
A roda MagSpeed continua sendo o grande diferencial: rola longas páginas com fluidez e, quando preciso, trava com “catraca” magnética precisa para controle fino.
O scroll lateral ajuda em planilhas e timelines, e o conjunto de botões no polegar acelera atalhos do dia a dia.
Os cliques são silenciosos sem perder resposta tátil. A bateria dura semanas e recarrega por USB-C; dá para usar por horas com uma carga rápida.
A conectividade é estável por Bluetooth LE ou receptor Logi Bolt, com pareamento em até 3 dispositivos e recursos do Logi Options+ para perfis por aplicativo e gestos.
Para quem alterna entre PCs, o Flow permite “levar” o cursor e até arquivos de um computador para outro como se fosse uma extensão da tela.
Pontos a observar: o peso em torno de 141 g privilegia conforto e controle, não velocidade — funciona para jogos casuais, mas não é a proposta para FPS.
O sensor de 8.000 DPI é excelente para escritório e rastreia até em vidro, porém não busca o nível “gamer”.
Em ambientes específicos, o scroll lateral pode não responder como esperado por limitação de software em certos programas; dá para contornar com mapeamentos, mas vale saber.
Outra ressalva é o polling rate típico de mouses de produtividade, abaixo de modelos gamers — quem exige resposta ultrarrápida pode sentir diferença.
Em portabilidade, falta um compartimento para guardar o dongle, e o botão físico para trocar de dispositivo fica na base.
No conjunto, entrega ergonomia, rolagem de referência e personalização profunda, elevando o ritmo de trabalho em planilhas, edição, CAD/BIM e multitarefa — exatamente.
✅ O que gostamos
- Ergonomia confortável para longas jornadas
- MagSpeed rápido e preciso com rolagem infinita
- Bateria de longa duração e USB-C com carga rápida
- Personalização por aplicativo e gestos no Logi Options+
- Funciona em praticamente qualquer superfície, inclusive vidro
- Alterna entre três dispositivos e integra Flow para copiar/colar entre PCs
- Cliques silenciosos sem perder sensação de clique
❌ O que não gostamos
- Peso e polling rate não atendem exigência de jogos competitivos
- Scroll lateral pode exigir ajustes ou não responder em alguns softwares específicos
- Sem compartimento para guardar o dongle
- Botão de troca de dispositivo fica na base
- Revestimento soft-touch pode exigir cuidados extras com suor e desgaste
2. Logitech G502 X PLUS LIGHTSPEED
Potente e confortável, ideal para quem passa várias horas jogando.
| Especificações | Detalhes |
|---|---|
| Formato e mão | Ergonômico para destros, dorso alto com apoio para a palma |
| Pegada e apoio | Palm ou claw, apoio de polegar com botões dedicados |
| Peso e dimensões | 106 g; 131 × 79 mm (formato grande e estável) |
| Conectividade | LIGHTSPEED 2,4 GHz com receptor USB; USB-C para uso/carga |
| Autonomia e recarga | Até ~120 h sem RGB, ~37 h com RGB ligado; recarga via USB-C |
| Sensor e faixa de DPI | HERO 25K, até 25.600 DPI, rastreio 1:1 sem aceleração |
| Botões e personalização | 13 botões programáveis, perfis por app, memória interna (até 5) |
| Ruído de clique | Cliques nítidos e um pouco mais audíveis que modelos “silenciosos” |
| Recursos Extras | Scroll com modo livre/catraca, switches LIGHTFORCE, pés em PTFE, LIGHTSYNC RGB |
O Logitech G502 X Plus é a atualização moderna de um dos mouses mais icônicos da marca.
Ele mantém o formato ergonômico que agrada quem usa pegada palm ou claw, com dorso alto que apoia bem a mão e laterais bem moldadas.
O acabamento é sólido, transmitindo durabilidade sem ser pesado — são 106 g bem distribuídos, com sensação de estabilidade em movimentos rápidos.
Logo no uso inicial, fica evidente o conforto e a precisão do sensor HERO 25K, que oferece rastreamento 1:1 e resposta imediata. O controle é firme tanto em baixa quanto em alta sensibilidade, sem aceleração artificial.
Os switches LIGHTFORCE, que misturam tecnologia óptica e mecânica, dão cliques extremamente nítidos, rápidos e consistentes — um equilíbrio entre leveza e firmeza que ajuda na mira e na produtividade.
Os 13 botões programáveis são um dos grandes diferenciais. Eles permitem criar atalhos específicos para cada aplicativo ou jogo, e o software Logi G HUB alterna automaticamente entre perfis, o que agiliza muito o dia a dia.
Esse sistema de personalização é prático, mas alguns usuários notam uma curva de aprendizado inicial, especialmente com os botões extras do clique esquerdo e o botão “sniper”, que podem ser acionados acidentalmente até o grip se ajustar à sua mão.
O scroll é outro ponto de destaque: ele alterna entre modo livre e catraca com um clique, sendo excelente para navegar em longas páginas ou rolar rapidamente por planilhas e documentos. A sensação tátil da roda é precisa e agradável, além de ajudar na produtividade.
Em termos de autonomia, o G502 X Plus se sai muito bem — até 120 horas de uso com o RGB desligado ou cerca de 37 horas com iluminação LIGHTSYNC ativa.
Mesmo com o LED aceso, o consumo é equilibrado e a recarga é simples via USB-C, podendo ser usado normalmente enquanto carrega. O RGB, embora mais estético, serve também para indicar perfis e níveis de bateria.
Durante longos períodos de uso, o conforto se mantém, com bom apoio para o polegar e deslize suave garantido pelos pés em PTFE de baixa fricção. O clique não é silencioso, mas transmite precisão. O único ponto a observar é o desgaste natural das borrachas laterais após meses de uso intenso — algo comum em mouses com grip emborrachado.
No geral, o Logitech G502 X Plus entrega uma experiência equilibrada entre conforto, desempenho e customização. É um mouse para quem leva a sério o que faz — seja jogando ou trabalhando — e quer uma ferramenta confiável, rápida e com excelente sensação de controle.
✅ O que gostamos
- Ergonomia confortável com apoio consistente para a palma
- Sensor HERO 25K preciso e confiável
- LIGHTSPEED com resposta estável e sem sensação de atraso
- Treze botões bem distribuídos para atalhos e macros
- Perfis por aplicativo que realmente economizam tempo
- Scroll com modo livre acelera navegação e trabalho
- Switches LIGHTFORCE com clique rápido e definido
- Funciona via USB-C enquanto carrega
❌ O que não gostamos
- Clique mais audível que concorrentes focados em silêncio
- Posição do “sniper” e dos botões extras pode gerar acionamentos acidentais até adaptar
- Autonomia cai perceptivelmente com RGB ativo em brilho alto
- G HUB pode apresentar instabilidades esporádicas
- Borracha lateral pode desgastar em uso intenso ao longo de muitos meses
- Formato pode parecer curto ou estreito para mãos muito grandes
3. Razer Pro Click V2
Design vertical premium que reduz torção e alivia dores no punho.
| Especificações | Detalhes |
|---|---|
| Formato e mão | Vertical, para destros |
| Pegada e apoio | Apoio de base elevado que reduz o atrito e favorece a postura neutra |
| Peso e dimensões | Aproximadamente 130 g; corpo alto e curvado para mãos médias/grandes |
| Conectividade | HyperSpeed 2.4 GHz, Bluetooth (até 3 dispositivos) e USB-C |
| Autonomia e recarga | Até 6 meses de bateria; recarga rápida (5 min = 3 dias de uso) |
| Sensor e faixa de DPI | Focus Pro 30K Óptico – até 30 000 DPI, precisão 99,8 % |
| Botões e personalização | 6 botões programáveis via Razer Synapse 4 + AI Prompt Master |
| Ruído de clique | Médio, com resposta tátil firme |
| Recursos Extras | Iluminação Chroma RGB (18 zonas), multi-device 5 modos, IA para atalhos inteligentes |
O Razer Pro Click V2 é um mouse ergonômico vertical criado para reduzir a tensão no pulso e proporcionar mais conforto durante longas horas de uso.
Ele combina o design inclinado característico desse tipo de modelo com a tecnologia avançada da Razer — incluindo o sensor Focus Pro 30K e conectividade sem fio HyperSpeed. O resultado é um mouse que une ergonomia, desempenho e versatilidade, ideal para profissionais e gamers que passam muito tempo no computador.
O formato foi projetado especificamente para usuários destros, com uma curvatura que mantém a mão em posição neutra e natural.
O apoio de base sustenta o pulso e evita o atrito com a superfície, enquanto o corpo mais alto e a textura fosca garantem firmeza sem causar cansaço.
Apesar de ser um modelo robusto, o equilíbrio do peso é bem distribuído, transmitindo estabilidade nos movimentos.
A pegada é confortável e firme, favorecendo quem tem mãos médias ou grandes. O posicionamento dos botões laterais é prático — embora o inferior exija leve ajuste de posição — e os cliques têm resposta nítida, com um som perceptível, mas não exagerado.
O scroll possui rotação precisa e fluida, com resistência dosada para evitar deslizes acidentais, embora não tenha rolagem infinita.
O mouse pode ser usado com fio via USB-C ou de forma totalmente sem fio, por Bluetooth ou pelo dongle HyperSpeed 2.4 GHz, que oferece latência praticamente nula.
É possível conectar até cinco dispositivos e alternar entre eles com um único botão, um diferencial valioso para quem trabalha com mais de um computador.
A bateria é outro destaque: com uma única carga, o Pro Click V2 pode durar até seis meses em Bluetooth com o RGB desligado. E mesmo em uso intenso, uma carga rápida de 5 minutos garante cerca de três dias de autonomia.
O sensor óptico Focus Pro 30K entrega rastreamento de alta precisão, inclusive em superfícies de vidro, e é combinado a switches mecânicos com ciclo de vida de 60 milhões de cliques. Essa precisão é sentida tanto em tarefas de design e edição quanto em jogos.
O software Razer Synapse 4 permite configurar macros, ajustar o DPI em tempo real e personalizar a iluminação Chroma RGB de até 18 zonas, tudo de forma intuitiva. No macOS, as opções são mais limitadas, mas as funções essenciais permanecem disponíveis.
O que ficou claro no uso: o Razer Pro Click V2 é extremamente bem construído, confortável e elegante. Seu design vertical exige um breve período de adaptação, mas oferece benefícios reais na redução da fadiga. É silencioso o suficiente para o ambiente profissional, rápido e preciso para o uso criativo e técnico, e ainda tem um visual discreto que combina com qualquer setup moderno.
✅ O que gostamos
- Excelente ergonomia e redução real da tensão no pulso
- Sensor extremamente preciso e responsivo
- Autonomia longa e recarga rápida via USB-C
- Conectividade com até 5 dispositivos
- Construção sólida e acabamento premium
❌ O que não gostamos
- Preço elevado para o segmento
- Cliques um pouco firmes e audíveis
- Software Synapse limitado em Macs Intel
- Curva de adaptação inicial para quem nunca usou mouse vertical
4. Logitech G PRO X SUPERLIGHT 2
Extremamente leve e preciso, mantém conforto mesmo em uso intenso.
| Especificações | Detalhes |
|---|---|
| Formato e mão | Corpo simétrico, projetado para destros, com laterais retas que dão estabilidade |
| Pegada e apoio | Indicado para pegadas tipo claw e fingertip; conforto razoável para pegada palm em mãos médias |
| Peso e dimensões | 60 g • 125 × 63,5 × 40 mm |
| Conectividade | Sem fio LIGHTSPEED 2,4 GHz ou cabo USB-C; não possui Bluetooth |
| Autonomia e recarga | Dura até 95 horas; recarrega via USB-C; o consumo aumenta em taxas de atualização mais altas |
| Sensor e faixa de DPI | HERO 2 • de 100 a 44.000 DPI • rastreio até 888 IPS (movimentos por segundo) • sem aceleração ou suavização |
| Botões e personalização | 5 botões configuráveis • switches híbridos LIGHTFORCE • perfis salvos no G HUB • sem botão físico de DPI |
| Ruído de clique | Cliques principais firmes e secos; scroll silencioso e macio |
| Recursos Extras | Taxa de atualização até 8.000 Hz (via atualização) • compatível com POWERPLAY • pés em PTFE puro • ajuste de LOD via software |
Logitech G PRO X SUPERLIGHT 2: um mouse feito para quem busca o máximo desempenho em jogos.
O corpo leve e simétrico, com laterais bem definidas, ajuda a mover o mouse com precisão e agilidade.
Ele tem acabamento que não escorrega na mão e um formato que mantém o controle mesmo em movimentos rápidos.
A nova entrada USB-C torna a recarga mais prática, e o sensor HERO 2 garante rastreio extremamente preciso, mesmo em movimentos bruscos típicos de jogos de tiro.
Na prática, o destaque está na resposta imediata dos cliques — eles são firmes, rápidos e confiáveis — e na leveza do conjunto, que permite longas sessões sem cansaço.
A bateria tem ótima duração, e o software Logitech G HUB mostra a carga e permite personalizar os botões com facilidade.
Apesar de ser um modelo pensado para quem joga, também funciona muito bem em tarefas do dia a dia pela precisão do cursor.
Durante o uso, dá pra notar que o deslizamento padrão do mouse é bom, mas alguns jogadores preferem trocar os “pés” (as pequenas plaquinhas que encostam no mousepad) por versões mais lisas vendidas separadamente — o que chamam de peças aftermarket.
O novo acabamento (coating) dá mais firmeza e passa sensação de produto premium, mas a cor branca pode escurecer com o tempo.
Um ponto que poderia ser melhor é a ausência de um botão físico para trocar o nível de sensibilidade (DPI) diretamente no mouse — essa mudança precisa ser feita no software.
Para quem usa em console, como o PS5, isso limita um pouco as opções. O ajuste de altura de leitura (LOD) está disponível no G HUB, o que ajuda a calibrar conforme o tipo de superfície.
O tempo de resposta chega a níveis altíssimos (até 8.000 Hz de taxa de atualização), mas esse modo consome mais bateria. Mesmo em 2.000 Hz, o desempenho já é excelente.
O modelo não tem Bluetooth — uma escolha proposital para priorizar a conexão sem fio LIGHTSPEED, que é mais estável e rápida.
De forma geral, o SUPERLIGHT 2 é ideal para quem prefere uma pegada de precisão, com leveza e controle. As mãos médias e grandes se adaptam melhor, e o clique, mais firme, passa segurança.
Pequenos detalhes, como a embalagem simples e os pés que poderiam ser melhores, não comprometem a experiência — o desempenho é o que realmente se sobressai.
✅ O que gostamos
- Extremamente leve e confortável para longas sessões
- Sensor hero 2 com rastreio preciso e estável
- Cliques rápidos, táteis e sem atraso
- Bateria com boa duração e recarga usb-c
- Acabamento com boa aderência e sensação premium
- Opção de polling alto (até 8 khz)
- Software completo e fácil de usar
❌ O que não gostamos
- Não possui bluetooth
- Não tem botão físico para alterar dpi rapidamente
- Pés de fábrica podem ser substituídos por versões mais suaves
- Versão branca tende a escurecer com o tempo
- Taxa de 8 khz consome mais bateria
5. Logitech MX Vertical
Formato “aperto de mão” que reduz tensão e melhora a postura.
| Especificações | Detalhes |
|---|---|
| Formato e mão | Vertical destro, 57° de inclinação, apoio de polegar amplo |
| Pegada e apoio | Palm/relaxada, superfície texturizada, transições suaves para apoiar a mão inteira |
| Peso e dimensões | ~135 g; aprox. 120 × 79 × 78,5 mm |
| Conectividade | Bluetooth LE, receptor Logitech Unifying, uso com fio durante recarga via USB-C |
| Autonomia e recarga | Até ~4 meses por carga, carga rápida: ~1 min ≈ 3 h de uso, cabo USB-C incluso |
| Sensor e faixa de DPI | Óptico até 4.000 DPI, botão dedicado para alternar velocidade |
| Botões e personalização | Clique E/D, roda com clique, 2 laterais, botão de DPI, Easy-Switch para 3 dispositivos, remapeamento via Logi Options+ e suporte ao Flow |
| Ruído de clique | Clique audível, não é “silent” |
| Recursos Extras | Flow (copiar/colar entre PCs), perfis no software, funciona enquanto carrega |
O MX Vertical é o “clássico” da Logitech para quem busca aliviar tensão no punho e antebraço.
O corpo alto com 57° de inclinação coloca a mão numa posição de aperto de mão, reduzindo a rotação do antebraço.
A carcaça tem boa pegada, apoio largo para o polegar e botões laterais bem posicionados.
O sensor de 4.000 DPI permite mover o cursor com menos deslocamento da mão, e um botão no topo alterna a velocidade na hora.
Funciona por Bluetooth ou pelo receptor Logitech Unifying, além de operar durante a recarga via USB-C. No software Logi Options+, dá para remapear botões, ajustar DPI e usar Easy-Switch para alternar até 3 dispositivos, além do Flow para copiar e colar entre computadores.
O que ficou claro no uso: conforto é o ponto-chave. Relatos consistentes citam redução de dores no punho e no antebraço após a adaptação.
A autonomia impressiona — rotinas intensas rendem semanas a 2–3 meses por carga, e 1 minuto na tomada libera cerca de 3 horas de uso.
Em contrapartida, os cliques não são silenciosos e a roldana não tem rolagem livre estilo MX Master, o que pode frustrar quem ama “descer páginas a jato”.
O formato favorece mãos médias a grandes; para mãos menores, o Logitech Lift costuma encaixar melhor. Há um breve período de adaptação ao volume e à altura do mouse, mas depois o fluxo fica natural.
✅ O que gostamos
- Ergonomia vertical eficaz que reduz tensão no punho
- Apoio de polegar firme e pegada segura
- Autonomia longa com carga rápida útil
- Três formas de conexão e Easy-Switch para 3 dispositivos
- Personalização no Logi Options+ e integração com Flow
- Funciona durante a recarga por USB-C
❌ O que não gostamos
- Cliques audíveis, sem versão “silent”
- Roldana sem modo de rolagem livre
- Formato grande favorece mãos médias a grandes
- Não usa receptor Logi Bolt mais novo
- Ajuste fino de DPI depende do software
6. Logitech Trackball MX Ergo S
Trackball ajustável que evita movimento do braço e melhora o controle.
| Especificações | Detalhes |
|---|---|
| Formato e mão | Trackball de polegar para destros, corpo alto com apoio integral e base inclinável em 0°/20° |
| Pegada e apoio | Apoio completo da palma, superfície emborrachada e design esculpido para mãos médias a grandes |
| Peso e dimensões | 259 g (com base metálica); dimensões aproximadas padrão da linha MX Ergo |
| Conectividade | Bluetooth e receptor Logi Bolt, suporte Easy-Switch e Flow para alternar entre dois dispositivos |
| Autonomia e recarga | Até 120 dias por carga completa; 24 h de uso com 1 min de carga rápida via USB-C (cabo não incluso) |
| Sensor e faixa de DPI | Trackball com botão de modo de precisão; ajuste de sensibilidade via Logi Options+ |
| Botões e personalização | 8 botões, sendo 6 personalizáveis; perfis por aplicativo e suporte a Smart Actions |
| Ruído de clique | Cliques até 80% mais silenciosos que o modelo anterior |
| Recursos Extras | Base magnética removível para limpeza, compatibilidade Windows/macOS/iPadOS, design certificado por ergonomistas |
O Logitech Trackball MX Ergo S foi projetado para quem passa horas em frente ao computador e quer reduzir o esforço físico sem perder controle.
A grande diferença está na forma de uso: em vez de mover o mouse pela mesa, o polegar comanda uma esfera precisa e suave.
Esse formato tira o peso dos movimentos repetitivos e oferece um descanso real para o punho e o antebraço. O corpo largo acomoda a mão inteira e a base inclinável em 0° ou 20° permite encontrar o ângulo mais natural — algo que, no dia a dia, se traduz em menos tensão muscular e mais conforto.
No uso contínuo, o que ficou claro é que o MX Ergo S realmente cumpre sua proposta ergonômica. Após poucas horas, o corpo se adapta ao novo gesto, e o alívio no pulso é perceptível.
A manutenção também é prática: a esfera é presa por um ímã e pode ser removida facilmente para limpeza, o que mantém a rolagem leve e precisa.
O modo de precisão acionado por botão ajuda em tarefas que exigem controle milimétrico, enquanto a rolagem com a própria bola torna o trabalho com planilhas ou edição de imagem mais fluido.
Para quem sofre com dores por esforço repetitivo, a diferença é imediata — muitos usuários relataram redução significativa de desconforto em poucos dias de uso.
O acabamento é sólido, a sensação ao toque é premium e os cliques ficaram 80% mais discretos em relação a gerações anteriores.
O software Logi Options+ amplia as possibilidades de personalização: é possível ajustar o DPI, criar atalhos por aplicativo e até configurar Smart Actions que automatizam tarefas.
A bateria entrega excelente autonomia, e mesmo sem o cabo USB-C incluso, o carregamento rápido compensa — um minuto de carga já garante um dia inteiro de uso.
Por outro lado, há dois pontos a observar. O primeiro é o “atrito estático” que pode surgir no início do movimento da esfera, exigindo limpeza periódica para quem busca máxima precisão.
O segundo é o tamanho e o peso: com 259 g e base metálica, pode parecer exagerado para quem tem mãos pequenas ou quer algo mais portátil.
Ainda assim, a sensação geral é de um periférico robusto, silencioso e confortável, que muda completamente a experiência de navegação e produtividade.
✅ O que gostamos
- Ergonomia convincente e redução real de tensão no pulso
- Personalização avançada via Logi Options+
- Cliques silenciosos e acabamento premium
- Base metálica magnética fácil de limpar
- Excelente autonomia e recarga rápida via USB-C
- Troca rápida entre dois dispositivos com Easy-Switch
❌ O que não gostamos
- Cabo USB-C não incluso
- Pode causar atrito inicial na esfera se não for limpa com frequência
- Peso e tamanho elevados para mãos pequenas
7. Logitech Lift Left
Versão para canhotos com pegada vertical e cliques silenciosos.
O Logitech Lift Left é a versão feita especialmente para canhotos do popular mouse ergonômico Lift.
Ele mantém o mesmo design vertical de 57°, que posiciona o braço de forma natural e reduz a torção do punho — algo que, no dia a dia, faz uma diferença enorme para quem passa horas em frente ao computador.
O formato em “aperto de mão” se adapta bem a mãos pequenas e médias, com uma textura emborrachada agradável e apoio de polegar que dá firmeza.
A ergonomia realmente entrega o que promete: após poucos dias de uso, muitos usuários relatam alívio das dores e maior conforto durante longas jornadas de trabalho.
O Lift Left também chama atenção pela silenciosidade. Os cliques principais são quase imperceptíveis, o que o torna ideal para ambientes de escritório ou home office compartilhado. Os botões laterais, por outro lado, são um pouco mais audíveis, mas continuam firmes e bem posicionados.
A roda SmartWheel alterna entre rolagem suave e rolagem por etapas, oferecendo precisão quando é preciso e velocidade quando se deseja navegar rapidamente.
Durante o uso, ficou claro que o conforto e a adaptação são pontos fortes: a maioria das pessoas se acostuma em um ou dois dias, e quem sofre com tendinite ou dores no antebraço percebe melhora quase imediata.
A resposta via Bluetooth e receptor Logi Bolt é estável, e a função Easy-Switch permite alternar entre até três dispositivos — embora o botão de troca fique na parte inferior, o que não é tão prático para quem alterna com frequência.
No Windows e macOS, o Logi Options+ dá acesso a uma personalização completa de atalhos, gestos e níveis de DPI; no Linux, o mouse funciona normalmente, mas sem acesso ao aplicativo.
A autonomia é outro ponto positivo: com apenas uma pilha AA, o Lift Left pode durar meses de uso contínuo, e a tampa magnética facilita a troca.
Ele é leve, estável e oferece boa precisão para produtividade, embora não seja voltado para trabalhos que exigem controle milimétrico de pixels, como edição profissional de imagens.
Para quem tem mãos grandes, o Lift tradicional (destro) ou o MX Vertical podem ser alternativas mais adequadas, já que o Lift Left tem tamanho mais compacto.
| Especificações | Detalhes |
|---|---|
| Formato e mão | Vertical, 57°, versão dedicada para canhotos (Lift Left) |
| Pegada e apoio | Pegada tipo “aperto de mão” com descanso de polegar e textura emborrachada |
| Peso e dimensões | Aproximadamente 125 g com pilha • ~108 × 70 × 71 mm |
| Conectividade | Bluetooth LE + receptor Logi Bolt (incluso) • Easy-Switch para 3 dispositivos |
| Autonomia e recarga | 1× pilha AA incluída • autonomia estimada de até meses • sem recarga por cabo |
| Sensor e faixa de DPI | Sensor óptico ajustável, faixa típica de ~400 a 4000 DPI no Options+ |
| Botões e personalização | Botões principais silenciosos, rolagem SmartWheel, dois laterais + botão extra configurável, atalhos por app no Logi Options+ |
| Ruído de clique | Cliques principais discretos; laterais perceptivelmente mais audíveis |
| Recursos Extras | Easy-Switch (3 dispositivos), Flow/transferência entre PCs via Options+, versões canhota e destra, compatível com Windows/macOS; |
✅ O que gostamos
- Ergonomia vertical que reduz dores e fadiga
- Cliques principais extremamente silenciosos
- Pegada confortável e boa adaptação para mãos pequenas e médias
- Personalização completa via Logi Options+
- Bluetooth e Logi Bolt estáveis com Easy-Switch
- Autonomia longa com uma pilha AA
- Versão dedicada para canhotos
❌ O que não gostamos
- Botão de alternar dispositivo fica na parte inferior
- Botões laterais mais audíveis que os principais
- Sem recarga por cabo
- Sem suporte oficial ao Logi Options+ no Linux
- Pode parecer pequeno para mãos muito grandes
8. Logitech Trackball ERGO M575S
Trackball compacto com ótima precisão e conforto prolongado.
| Especificações | Detalhes |
|---|---|
| Formato e mão | Trackball para o polegar, formato esculpido para destros, apoio pleno da palma |
| Pegada e apoio | Pegada de descanso (handshake parcial) com base larga que reduz a rotação do antebraço |
| Peso e dimensões | 145 g (com pilha) • 134 × 100 × 48 mm |
| Conectividade | Bluetooth Low Energy ou receptor Logi Bolt 2.4 GHz (incluso) • alcance típico até 10 m |
| Autonomia e recarga | 1 pilha AA • até ~18 meses de uso (varia com perfil e conexão) |
| Sensor e faixa de DPI | Logitech Advanced Optical Tracking • ajuste de ~100 a 2000 DPI pelo software |
| Botões e personalização | 5 botões (clique E/D, roda c/ clique, Avançar/Voltar) • 3 customizáveis no Logi Options+ |
| Ruído de clique | Cliques discretos (mais silenciosos que a geração anterior) |
| Recursos Extras | Suporte a Windows, macOS, Linux, iPadOS, Android e ChromeOS • Logi Options+ com Smart Actions |
Se a sua mesa é pequena ou você quer parar de arrastar o mouse o dia inteiro, o ERGO M575S resolve pela via do trackball: o cursor se move com o polegar, enquanto a mão fica parada.
O formato dá apoio de verdade para a palma e reduz a rotação do antebraço, o que ajuda quem sente incômodo no punho após longas jornadas.
Os cliques são discretos, a rolagem é precisa e a curva de adaptação, na prática, é curta — quem estranhou no início relatou que em dois a três dias já estava natural, inclusive trabalhando o dia todo e alternando bem com o teclado.
Em mesas apertadas ele brilha porque não exige mousepad nem espaço lateral; vale também para superfícies problemáticas (vidro, sofá, bandeja de avião), já que a bola faz o trabalho.
O que ficou claro no uso: adaptação rápida para a maioria; sensação de alívio em casos de tendinite/dor no punho; cliques silenciosos e construção sólida passam boa impressão; ótimo para mobilidade e para usar com notebook em qualquer lugar; a precisão depende da técnica do polegar — apoiar muito “lá embaixo” pode deslocar a bola e tirar fineza.
Não há botão dedicado de DPI no corpo (o ajuste de velocidade é via software); pilha AA agrada por ser “ligou e esqueceu”; quem vier do MX Ergo pode sentir falta de ajustes extras, mas o M575S entrega a proposta central (conforto + pouco espaço) com folga.
Em termos técnicos, o M575S usa sensor óptico voltado ao trackball com resolução ajustável (DPI é a “sensibilidade” do cursor), funciona por Bluetooth LE ou receptor Logi Bolt e aceita personalização no Logi Options+.
Na comparação com o MX Ergo S, o M575S é a opção mais simples e leve para uso diário e mobilidade; o MX Ergo S adiciona inclinação do corpo, mais botões e bateria recarregável, mas custa mais.
✅ O que gostamos
- Adaptação rápida e uso confortável por horas
- Funciona em qualquer superfície e ocupa zero espaço de mesa
- Cliques discretos e construção sólida
- Pilha AA com longa autonomia e manutenção simples
- Conexão dupla: Bluetooth ou Logi Bolt
- Software claro para personalizar botões e velocidade
❌ O que não gostamos
- Sem botão físico de DPI no corpo do mouse
- Precisão cai se o polegar empurra a bola muito “por baixo”
- Versão mais avançada (MX Ergo S) tem ajustes extras mas custa caro
- Destro apenas
9. Logitech M720 Triathlon
Ergonômico e versátil, alterna facilmente entre vários dispositivos.
| Especificações | Detalhes |
|---|---|
| Formato e mão | Ergonômico para destros, tamanho normal com leve apoio de polegar |
| Pegada e apoio | Confortável em palm/claw; favorece mãos médias a grandes |
| Peso e dimensões | ~135 g com pilha; ~115 × 74 × 45 mm |
| Conectividade | Bluetooth LE e receptor USB Unifying 2.4 GHz, alcance até 10 m; Easy-Switch para 3 dispositivos |
| Autonomia e recarga | 1× pilha AA (inclusa), até 24 meses; não recarregável por cabo |
| Sensor e faixa de DPI | Óptico, DPI nominal 1000; ajuste de sensibilidade via software |
| Botões e personalização | 8 botões programáveis, roda com tilt, botão “camuflado” para gestos; perfis por app no Logi Options+ |
| Ruído de clique | Cliques audíveis; não é versão silent |
| Recursos Extras | Rolagem hiperveloz (modo duplo), Logitech Flow para copiar/colar entre PCs, ampla compatibilidade (Windows, macOS, Linux, ChromeOS, iPadOS, Android) |
O M720 Triathlon foi pensado para quem passa o dia alternando entre dispositivos e precisa de atalhos práticos.
O corpo em tamanho normal apoia bem a mão direita, com um descanso de polegar discreto que ajuda a segurar o mouse com firmeza.
No ritmo de trabalho, a troca entre três aparelhos pelo botão Easy-Switch acelera o fluxo e o Logi Options+ permite personalizar botões por aplicativo, ajustar a sensibilidade e ativar o Flow para copiar e colar entre computadores e sistemas operacionais.
A roda de rolagem em modo duplo é útil para documentos longos: no giro livre, avança páginas rapidamente; quando a precisão importa, dá para voltar ao modo por etapas.
Vale calibrar: em mesas mais lisas e com movimentos maiores, o giro livre pode parecer sensível demais; no modo por etapas, há casos em que a rolagem não fica tão suave e pede ajuste fino no software.
Em conforto, funciona melhor para mãos médias a grandes e para quem prefere controle a leveza extrema. Não é um mouse silencioso nem voltado a jogos rápidos: o conjunto prioriza estabilidade e precisão de escritório com DPI nominal de 1000.
Na conectividade, o Bluetooth alterna de aparelho de forma imediata; o receptor Unifying segue estável, mas adaptadores USB de baixa qualidade podem introduzir atraso intermitente.
A autonomia com 1 pilha AA é longa e a construção transmite solidez mesmo após muito uso — há relatos de vários anos de serviço contínuo.
Com o tempo, podem surgir pontos de atenção como desgaste do revestimento de borracha e ocorrências de double click após 1–2 anos; cuidados básicos e, se necessário, suporte oficial ajudam a manter tudo no eixo.
Para produtividade, é um pacote completo: atalhos realmente úteis, troca rápida entre máquinas e rolagem hiperveloz que economiza tempo em planilhas, timelines e leitura pesada.
✅ O que gostamos
- Formato confortável em tamanho normal
- Troca rápida entre três dispositivos e Flow que agiliza tarefas
- Autonomia longa com uma pilha AA
- Rolagem hiperveloz e tilt úteis para planilhas e edição
- Oito botões programáveis com perfis por aplicativo
- Bluetooth estável e opção de Unifying
❌ O que não gostamos
- Roda pode ficar sensível demais no giro livre
- No modo por etapas a rolagem pode não parecer tão suave em certos cenários
- Não é silencioso e não foi feito para jogos rápidos
- Peso acima dos ultraleves focados em velocidade
- Possibilidade de desgaste de borracha e double click após uso prolongado
- Apoio do polegar poderia ser maior para mãos muito grandes
10. UGREEN Mouse vertical
Mouse silencioso e confortável de usar no dia a dia.
| Especificações | Detalhes |
|---|---|
| Formato e mão | Vertical a 57°, corpo para destros, favorece mãos médias a grandes |
| Pegada e apoio | Pegada “handshake”; apoio para o mindinho e base larga para descansar a palma |
| Peso e dimensões | ~105 g; dimensões oficiais não informadas |
| Conectividade | 2,4 GHz com nano receptor + Bluetooth; até 3 dispositivos (2 BT + 1 receptor); alcance até 10 m |
| Autonomia e recarga | 1 pilha AA; consumo baixo com standby; autonomia típica de 3 a 5 meses conforme uso |
| Sensor e faixa de DPI | Óptico; 1000/1600/2000/4000 DPI com troca por botão |
| Botões e personalização | 6 botões totais; avançar/voltar no polegar; botão de DPI; seletor físico Mac/Win; sem software proprietário |
| Ruído de clique | Cliques silenciosos, sensação leve |
| Recursos Extras | Alternância rápida entre dispositivos; funciona sem mousepad; mapeamentos padrão do sistema |
O UGREEN Vertical é daqueles mouses que fazem a transição para ergonomia parecer simples.
O corpo com ângulo de 57° coloca a mão no “aperto de mão”, reduzindo a torção do punho e forçando menos os extensores do antebraço.
O casco tem textura leve e uma borda que evita que o mindinho raspe no mousepad, o que ajuda em longas jornadas.
É um modelo sem software dedicado: tudo essencial está no próprio hardware — botão de DPI com quatro degraus e seletor físico Mac/Win que ajusta a rolagem “natural”.
No dia a dia, o clique é silencioso e suave, a roda tem sensação metálica e os botões do polegar cumprem bem a navegação. Para quem vem de um mouse tradicional, há uma curva de adaptação de alguns dias; depois disso, a postura tende a ficar mais relaxada, especialmente em planilhas, navegação e edição leve.
O que ficou claro no uso: o tamanho privilegia mãos médias para grandes; mãos menores podem sentir o dorso um pouco alto. O clique silencioso agrada em escritórios e chamadas.
A roda não tem rolagem livre nem inclinação lateral, então quem depende de scroll lateral sentirá falta.
A troca entre 3 dispositivos (2 Bluetooth + 1 receptor 2,4 GHz) é prática e estável, e o descanso de energia automática entra e volta rápido.
Por usar 1 pilha AA, a autonomia real passa fácil de um trimestre com uso diário, e há relatos de cinco meses sem troca. Em Mac, os botões de avançar/voltar funcionam melhor no modo “Win”, efeito colateral do mapeamento padrão do sistema.
✅ O que gostamos
- Ergonomia eficiente com ângulo de 57°
- Cliques silenciosos e roda com boa sensação
- Troca entre 3 dispositivos de forma simples e estável
- Autonomia longa com 1 pilha AA
- Apoio lateral evita arrasto do mindinho no mousepad
- Ótimo custo-benefício para testar mouse vertical
❌ O que não gostamos
- Sem rolagem lateral nem roda de giro livre
- Tamanho pode ficar alto para mãos pequenas
- Feedback dos botões laterais poderia ser mais definido
- Sem software oficial para remapeamento avançado
- Em Mac, avançar/voltar funcionam melhor usando o modo Win no seletor inferior
Conclusão
Esperamos que com esse artigo você tenha conseguido encontrar o melhor mouse ergonômico para você e ainda entender mais sobre o assunto.
Caso ainda tenha qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo que ficaremos felizes em ajudar.
Abraços e até a próxima!









